Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2014

A Expocosmética das bloggers bastardas!


Hoje sai um post que não me é costume fazer, não gosto de levantar ondas, intrigas e muito menos tornar o meu blog num blog de cuscuvilhice, embora já tenha percebido, que como em tudo neste país, quem tem este tipo de conteúdos reina e faz sucesso no mundo da blogosfera. Fiz até hoje, este tipo de post uma vez e, até hoje não paro de receber críticas por uma situação real, pela qual passei! Há certas pessoas que devem achar que toda a gente não tem mais nada do que fazer do que criar situações hipotéticas e relatá-las publicamente!!!

Para que nada fique por esclarecer, antes de resolver escrever aqui, dei conhecimento do meu descontentamento a quem devido!

Em segundo lugar, é um post para quem tiver paciência para ler e lhe interessar o meu ponto de vista, embora também saiba que a grande maioria prefere ver vídeos a ler (por certos tipos de comentários que recebo de que os meus posts têm muito texto e as pessoas acabam por se desinteressar). Cá eu, prefiro ler e ver imagens a ver vídeos. Sou pouco paciente no que concerne a vídeos na blogosfera, é rara a vez que não passo à frente. Hoje, será única e exclusivamente texto, sem imagens nem floreados pelo meio a ilustrar seja o que for.

Em terceiro lugar, detesto fazer publicidade a quem não merece mas, fui convidada para um evento que procurava juntar as bloggers deste país e promover as marcas envolvidas e, como gosto de retribuir o que me dão, assim será, deixarei a minha opinião (a seu tempo também darei a devida atenção às marcas que assim o merecem).

Para quem não sabe, este fim-de-semana decorreu a Expocosmética, uma feira de Cosmética na Exponor aqui no Porto, na qual resolveram fazer um evento de bloggers, que traria e juntaria muitas das bloggers espalhadas pelo país. Começo por louvar a iniciativa, era uma ideia bem engraçada se tivesse o mínimo de organização e se todas fossem tratadas de igual forma, uma vez que só tive e tenho conhecimento de um evento de bloggers e não de um de bloggers VIP, um de bloggers normais e outro de bloggers curriqueiras.... Tal como na entrada e nas publicidades se podia ler, existia um "Blogger's Event" em que todas entravam pelo mesmo sítio, com os mesmos convites, com os mesmos bilhetes e para o mesmo espaço... Este convite foi-me feito após ter solicitado para o e-mail da Exponor uma entrada para a Expocosmética como profissional da área.

Esperava um convívio animado, uma interacção com pessoas novas e, possivelmente, apresentação a marcas que desconhecia, que pudessem contribuir para o crescimento do blog com algo construtivo.

Começando pelo princípio, cheguei ao recinto, por coincidência encontrei-me com algumas bloggers que já conhecia e, resolvemos entrar juntas porque, até lá ninguém sabia o que se ia passar, onde seria, onde nos tínhamos que dirigir... Basicamente, não sabíamos de nada além de que tínhamos em posse um convite que nos tinha sido endereçado via correio com alguns bilhetes para sortear nos blogs!

Chegadas aos torniquetes de entrada, por onde entrava toda a gente, nos quais é preciso passar um bilhete com código de barras, os seguranças disseram-nos que não podíamos entrar, que teríamos de trocar algures o convite por um bilhete para entrar. Depois de alguma discussão entre os próprios seguranças, chegaram à conclusão que tinham de passar digámos, um "bilhete-tipo" que tinham em posse para podermos entrar e, assim foi. Um grupo de cerca de 20 raparigas, que logo a seguir fomos barradas porque existia uma segunda barreira de seguranças que requeria a credencial de blogger para acesso ao espaço para elas reservado. Ao tentar explicar que não sabíamos de nada, que só tínhamos um convite em posse, o senhor pouco ou nada quis saber e, sinceramente, estava em todo o seu direito porque ele não tinha de saber o que se passava mas sim, deveria ter sido devidamente informado pela organização! Teria sido compreensível sim, se não tivesse sido mal educado....

Conclusão, tivemos de voltar a sair, ir buscar a credencial e voltar para a fila para entrar! Ao levantar a credencial ofereceram-nos um "goodie bag" com alguns produtos, revistas e papéis. Agradecia antes que me tivessem dado um mapa da feira com os stands e uma programação do dito evento.

O Blogger's Event prometia:
"O Bloggers Event vai trazer à Expocosmética as principais bloggers nacionais.
O evento terá inicio com um cocktail de inauguração, com deliciosos cupcakes e algodão doce.Serão as nossas convidadas principais e por isso poderão assistir na primeira fila aos desfiles de Nuno Baltazar, Lemon Jelly, Collove e Quadrelli by Mónica Sofia.
Um evento obrigatório para bloggers coquetes e divertidas!"

Supostamente, o local destinado às bloggers, estaria ainda disponível durante os três dias de feira. É verdade, confirma-se, esteve disponível para as bloggers e para todo o público. Esta área esteve apenas reservada durante cerca de 2h, onde pudemos encontrar Cupcakes, que por sinal eram muito bons da Nuvem de Açúcar , uns cafés que foram oferta durante toda a feira e, algodão doce vi-o mas, mais tarde e à venda por 2€.

Ninguém conseguia perceber a que se destinava de facto o espaço porque, na verdade, era um espaço de stands com bolinhos, roupa, produtos de unhas, cabelo e maquilhagem.... Relacionado com os blogs os únicos que nos receberam foram a equipa da Andreia que nos mostrou os produtos novos,  e os explicou a todos devidamente e nos presenteou com os mesmos para experimentarmos e, num Stand da Carlos Santos ofereceram-nos uma bolsa com uma amostra e no stand da Collove ofereceram-nos uns Collants.

Como ninguém se entendia, todas as bloggers resolveram ir visitar a feira por sua própria conta, pelo que toda a gente dispersou e o convívio foi praticamente nulo!

Haviam uns desfiles, aos quais tínhamos a acesso e, a meu ver, foi o único privilégio que tive, embora a primeira fila estivesse reservada para nós e eu tivesse ido para a segunda ou terceira fila porque ninguém me disse que aquela fila reservada se destinava a nós e eu ainda gosto de respeitar o que não me é devido!

Eram quatro desfiles e resolvi ver três deles. Ao quarto me vinha embora porque já tardava e ainda não tinha visto pitada da feira fui alertada para que alguém da organização faria uma espécie de visita guiada connosco, pelos diferentes stands, pensava eu que um contacto mais próximo e novo com pessoas de algumas marcas ali presentes.

Assim sendo, resolvi afinal ficar até ao final e esperar. Logo a seguir a menina em questão levou-nos de volta ao espaço das bloggers onde eu, e quem me acompanhava, nos sentámos à espera que a "visita" começasse. A dita menina, que por sinal era simpática mas pouco eficiente, desapareceu e ao fim de meia hora resolvemos dar à sola e fazermo-nos à vida. Mais tarde, soubemos que esta visita afinal se deu mas não se sabe muito bem com quem nem como....

A certa altura, começamos a ouvir boatos de que iriam haver workshops, um jantar para as bloggers e uma festa numa discoteca da moda do Porto à noite, após o jantar.

Workshops? Era com a blogger do Fashion Adviser, sobre moda e imagem, a qual tive o prazer de conhecer e achei simpaticíssima!! Infelizmente, também ela não teve sorte, nada decorreu à hora marcada e fomos embora. Mais tarde, acabei por ser abordada por outra menina da organização, a meio da feira, para ir assistir ao workshop...podia ter sido interessante mas já estava a acabar e nele constavam cerca de 5 bloggers. Para 170 convidadas parece-me um bom número e revelador da organização...

Quanto ao jantar, consta que era só para algumas, uma das quais na sua inocência ainda me abordou a perguntar como se ia para o restaurante em questão, deveria ela achar que era algo para todas! Enquanto isso, uma pessoa da organização incluia-me numa contagem para a ida para o restaurante e, quando a questionei porque raio me estava a incluir numa contagem disse "nada, nada...." fugiu ao assunto, puxou a pessoa que me questionava quanto ao percurso e seguiram.... Não, não fazia parte do rebanho de lã branca...

Entre as leigas, especulou-se que o jantar seria para quem tinha vindo de longe e como tal era compreensível que tivessem direito a jantar mas, essas, não tiveram direito a jantar nem almoço nem coisa nenhuma.... A organização informou-me hoje, respondendo ao meu descontentamento que " Algumas marcas elencaram-nos cerca de 10 blogs que elas consideravam interessantes para estarem presentes nesta edição da Expocosmética.", as quais foram as primeiras bloggers seleccionadas a participar no evento e só depois resolveram estendê-lo a outras, portanto, como não era possível alimentar 170 bocas, foram estas 10 que tiveram direito a privilégios!

Conheço duas das bloggers "VIP" e gosto muito delas e dos respectivos blogs, no entanto, não consigo entender de todo o critéro de selecção, terá sido a visibilidade, a qualidade??? É que em território nacional temos muitos blogs, alguns com muita visibilidade e outros nem tanto mas com extrema qualidade e que se mantêm quase anónimos ainda....

Queridas "marcas" deixo aqui o meu apelo para reverem os vossos critérios de selecção, não que ache que me vá incluir na lista de privilegiadas mas, ao menos que sejam justos, que com coisas justas ninguém se incomoda, a não ser quem sofre de má criação...

Agradeço desde já às marcas que nos privilegiaram como bloggers e ofereceram coisas tais como, Andreia, Collove, Pluricosmética e Essence e ainda Eugénio Campos (que foi também oferta só para algumas, as que estavam no sítio certo à hora certa e para as VIP's).

Gabava a iniciativa, se tivesse sido devidamente organizada e gerida. Esperava um evento profissional e igual para todos, sem situações desagradáveis e que não fosse tendencioso. Penso que as bloggers foram encaradas como "meninas de blogs" (se é que me faço entender) e não como profissionais (poque muitas eram, inclusivé, profissionais de cosmética).

Deveriam ter tido noção das limitações do espaço e da equipa e tratar todos de igual modo. 

Sempre ouvi dizer que tempo é ouro. Eu tenho um horário de trabalho semanal normal, de manhã até ao final da tarde, quando o mesmo não se prolonga para trabalhos em casa e ao fim-de-semana. Como tal, os fins-de-semana são preciosos, até porque os costumo usar para conseguir organizar e obter conteúdos para o blog, pelo que geralmente só tenho um dia de descanso.

O balanço final é que tinha sido mais construtivo e proveitoso visitar a feira como um mero mortal, perdi imenso tempo graças à desorganização alheia. Não consegui visitar nem metade da feira e tive de voltar no dia seguinte que estava caótico, com imensa afluência de público e com ruptura de stocks em vários stands.

Agradeço o convite mas, dispenso pseudo eventos em que uns são "filhos e os outros bastardos", ou como alguém me disse, umas são abelhas e outras abelhas rainhas, ainda mais quando convidam para ser VIP's de eventos de cosmética pessoas que nada têm a ver com a área e que não transmitem mais do que press's releases das marcas (desculpem-me as que não se enquadram aqui)!

De bom fica o facto de ter conhecido algumas pessoas novas e o convívio de quem me acompanhou durante a tarde!


P.S. - E quem me vem falar em privado e me dá os parabéns por ter tido "coragem" para publicar aqui a minha opinião deveria fazer o mesmo! Afinal, intitulam as bloggers de "opinion makers" (em inglês porque fica bem e está na moda), aqui fica a minha opinião, sincera!


****




30 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. A Marta do Essenciais é que tem razão, estas bloggers hoje em dia são uma cambada de mal agradecidas! Tiveram transporte e entrada à borla e aqui a ralé teve de pagar entrada e transporte...manquem-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite para si também! Em primeiro lugar, se se considera ralé é um problema seu, eu não me considero como tal e assim sendo não admito que me tratem como tal. Em segundo lugar, o transporte para o recinto saiu do meu bolso e por último eu tinha acesso à feira gratuitamente como profissional da área (e para ter direito a isso paguei do meu bolso para ter formação!!)

      Eliminar
    2. A Marta do Essenciais (que eu não conheço, só falo porque a cita) está a soar-me a velha do Restelo: as bloggers deviam ser tratadas nas palminhas porque fazem pelas marcas o que as agências de publicidade são incapazes de fazer. E eu falo com propriedade porque não recebo o que quer que seja de marca alguma.
      Não conheço o verbo "mancar" a não ser como sinónimo de "coxear" e agradeço a sugestão mas agora não me está a apetecer, ó Soraia M.. Está bem para si? Então vá.

      Eliminar
    3. Pois, quanto a mim, as bloggers mais VIPs que conheço (as que sabem efectivamente de beleza e maquilhagem) não foram enquadradas nesse grupo carregadinho de privilégios, o que (já lhes disse) só abona em seu favor, porque há, de facto, misturas que não devem fazer-se. As marcas querem tontas acríticas, não gente que sabe do que fala, a escrever sobre o que sabe. E, também por isso, não me merecem respeito algum.

      Eliminar
  3. Sem duvida foi um evento mal organizado e era so mesmo para algumas. Se nao queriam convidar nao convidavam. Uma pessoa teria oportunidade de visitar mesmo sem o convite. O meu interesse era como o teu..compras e convivio. Mas metade nem vi e estive la os 2 dias..pois infelizmente ainda nao tenho gps incorporado. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo e aliás enviei um email a quem supostamente me convidou para ser vip sem eu sequer ter pedido bilhete, perdi imenso tempo e tive que voltar no Domingo para ver se consegui recuperar o tempo perdido. Como profissional tenho direito a bilhetes de borla e muitas das parcerias já eu as tinha também pelo que o evento não me trouxe nada de novo. Ainda mais grave foi algumas situações de meninas que foram barradas no autocarro na ida para Lisboa por não haverem lugares... Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi falar sobre os autocarros...então se estivesse nessa situação nem quero pensar, isso sim, foi muito mau!!

      Eliminar

  5. e esta senhora que diz que somos umas mal agradecidas, é a brincar certo!? ou engole tudo o que lhe dão e aceita? ainda existem pessoas com consciência e sem medo de dizer a verdade e o que pensam, sem medo que lhes tirem parcerias. vergonha vergonha. cambada de carneiros.

    obrigado pelo relato sincero! faço um apelo a todas as bloggers que contem a vossa história na expocosmética, pois só assim se poderá melhorar daqui para a frente.

    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que carneiras fomos nós...ou melhor, ovelhas negras!! Porque carneiros são os outros... Obrigada pela mensagem!!!

      Eliminar
  6. Depois de ler o teu texto (todinho :P) posso dizer-te que não fazia a menor ideia desta distinção. Eu também fui convidada pela Expocosmética a participar no evento no dia 10,a ir ao jantar e ao Eskada. Infelizmente tive um imprevisto e só pude ir hoje, mas fui muitíssimo bem recebida pela quiosque press e particularmente pela Vanessa.
    Não sei qual os critérios para a escolha mas senti-me honrada por ser convidada :) Provavelmente, o único erro na organização do evento foi não terem desde ínicio estabelecido um plano das actividades a que cada uma tinha acesso. De resto, acho que é óptimo termos estas oportunidades para conhecer melhor aquilo de que falamos todos os dias :) E siga pra frente que no próximo ano vai ser melhor :P <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!! Possivelmente tiveste a sorte de ser uma das privilegiadas! Como podes ver pelos comentários aqui deixados e muitos posts que já tenho visto, muito gente partilha da mesma opinião!! Eu, pessoalmente, não faço ideia quem seja a Vanessa, nem ninguém, além dos e-mails que recebi dela!

      Eliminar
  7. Olá!
    Sabes bem que concordo contigo porque chegamos a falar sobre isso mesmo no próprio local onde parecia que tudo iria acontecer. Já fui a alguns eventos (nada de blogosfera nem VIP's dos blogs) e sei reconhecer organização e falta dela...e apenas se pode desculpar esta falha de organização por ser o primeiro evento do género.
    O meu blogue é humilde. Feito à medida do que eu quero e gosto, e também do que não gosto e sinto tal como tu que de repente virou moda ser blogger, ter mais fotos do que conteúdo e publicitar tudo e mais alguma coisa.
    Até as famosas recorrem aos blogues para ganharem uns trocos e umas borlas, e isso nota-se cada vez mais.
    Parabéns pelo post, li tudinho!!! :)
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parecia que tudo ia acontecer e nada aconteceu! Além de vos conhecer, que foi o melhor de tudo!

      Eliminar
  8. Eu não ninguem da organização uma unica vez ...E estive sempre rodeada de imenas bloggers que nao os viram de igual forma...

    um cocktail para nos receber? qqlr pessoa se sentava lá e comia . Nao entendi... O blogger event só foi "event" pelo convivio criado por nós proprias senao nem isso.


    kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como tu muita gente, de cocktail houve uns bolinhos, umas bebidas, um vinho e um licor, uns cafés que eram oferta para todo o publico e algodão doce só o vi à venda...bem mais tarde!

      Eliminar
  9. Querida antes de mais, parab+ens pelo texto! Grande chapada de luva branca! E sim concordo com tudo o que disseste!
    Sofri o mesmo na pele, em termos de falta de organização. De facto as marcas que mencionaste no agradecimento foram impecáveis. Já as outras deixaram muito a desejar. Graças a deus que a minha Expocosmética foi feita no bus com as meninas que realmente gosto.

    www.diaryofffashion.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Concordo contigo eu também estive presente no bloggers event na Expocosmética e achei que faltava alguma organização. Tanto que acabei por eu própria começar a dar a volta à feira para conseguir comprar as coisas que queria. Acabei por ter pouco convívio com outras bloggers, porque não encontrei quase ninguém.... Saiu um evento um pouco furado, pela falta de organização...

    Beijinhos
    http://oblogdasusi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Li tudo :) o relato sincero do que de facto aconteceu. Tal como tu, paguei o transporte do meu próprio bolso e vivo a cerca de 60 Km. Mas achei que valia a pena. Quanto mais para conhecer outras bloguers e para conviver com elas :) A organização foi péssima, isso já se sabe. Constatamos isso mal chegamos.

    Quanto às distinções já sabia que iriam existir. Entre uma ou outra conversa percebi que iriam existir 10 bloguers VIP.

    Sinceramente o que mais me revolta no meio disto tudo nem é isso. É o facto de fazerem tudo em segredo e ainda esconderem ao máximo os benefícios fornecidos as VIP.

    Um Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, foi tudo assim como que debaixo do tapete, a atirarem-nos areia para os olhos.. eu não percebi que havia "vips"... não consegui perceber nada durante a tarde toda até ir ao facebook e perceber o que se tinha passado..

      Eliminar
  12. Hello,
    queria dar-te os parabéns pelo post, e sim eu li tudo!
    Cada um tem a sua opinião e o seu modo de pensar, e por isso somos livres de nos expressar :)
    Em relação ao evento, eu também não entendi qual foi a lógica da batata, do que vi e entendi, percebi que no final tanta regra, tanta organização e tanta treta pra no fim correr tudo mal...
    em breve também irei lançar a minha opinião acerca da feira.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico à espera de ver!! Já tenho visto outros posts sobre a feira e ainda não vi nenhum positivo a não os "superficiais" que falaram das pessoas e do convívio e nada sobre a feira e o evento em si...
      Beijinhos e obrigada pelo comentário!!

      Eliminar
  13. Pelo que vejo não perdi nada! Enfim, fiquei com má impressão da feira sem antes a ter visitado... Que para o ano as coisas melhorem!

    ResponderEliminar
  14. epah, eu acho que nem nunca tinha estado no teu blog mas acabaste de ganhar o meu respeito e uma seguidora instantanea xD

    eu estive lá no sábado, e pouco de bom ouvi das meninas que encontrei que estiveram no evento (porque eu fui como comum dos mortais, porque em quatro anos de blog e tres de expo, ainda não existo para eles, talvez por não ser parceira de quase nenhuma marca presente), depois no dia a seguir so via tudo de bom (das fashion bloggers curiosamente) e fiquei por demais confusa...agora percebo porquê

    eu ainda não fiz o meu post, e ainda não tenho a certeza do que vou dizer, porque a feira em si estava boa, e a unica queixa que tenho é continuar a não ser reconhecida e por isso não ser convidada...

    xoxo

    ResponderEliminar
  15. ola minha querida, primeiro gostei muito do teu post, e já ganhas-te uma nova seguidora :-)

    Eu também foi a expocosmetica e gostei muito de assistir já que o meu blog é muito pequenino e não tenho nenhuma parceria por isso o pouco que recebi na expocosmetica e o convite, para mim foi muito bom e fico agradecida.Como foi primeira vez que foi a um evento blog, gostei da experiência mas concordo plenamente como o teu post, se eu tivesse a quantidade de seguidoras que tem o teu blog também ficaria assim, se não mesmo ate pior. Acho que as blogs de sucesso como tu, deveriam ser reconhecidas pelo trabalho e dedicação visto que alguns blogs começam por um hobbie e a fazer review de marcas mesmo sem ter parcerias. Gosto muito de blogs sinceros e directos e para mim, este é um exemplo a seguir.

    Espero que para o ano que vem seja mais organizado ou pelo menos que nos informem melhor das actividades feitas a pensar em nós e quem sabe talvez ter uma pessoa responsável a guiar-nos pela feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!! Pelo menos uma coisa isto teve de bom, têm aparecido aqui imensas pessoas novas e mensagens positivas! Não me consigo uma blogger de sucesso mas, uma blogger apenas! Muitos dias desmotivo e há alturas que não posto aqui nada ou porque não me apetece ou porque nem sequer tenho tempo... Mas é muito bom ter o feedback das pessoas! Muito obrigada por passares aqui e comentares!! ;) Beijinhos

      Eliminar
  16. Não podemos deixar de acrescentar (considerando-nos também incluías no grupo das bloggers bastardas) que certas e determinadas bloggers ditas vips (lol) escrevem que é um luxo, erros e frases mal construídas não lhes faltam ("apartir" é um bom exemplo do que algumas escrevem), está à vista de todos, das marcas inclusive, no entanto são vips... Deixem-me rir um bocadinho da situação, é cómica diga-se de passagem!

    Bolinhos, vimos mas estavam tapados com plástico e, à hora que os vimos, por volta das 18h, não nos informaram que era para as bloggers :/
    Licor bebemos sim, já o café, se não o tivéssemos tirado como todas as pessoas que estavam na fila connosco àquela hora, não havia café para ninguém, pois uma das máquinas só piscava e café nada, a outra, além de ter de andar à procura do garrafão da água e de ter que despejar o reservatório das pastilhas, piscava durante uns 5 minutos (sem exagero) entre cada café que era tirado, só depois apareceu a menina (quase uma hora depois) para tirar café para as pessoas que ficaram na fila depois de nós nos servirmos. Não é que nos tenha chateado muito ter de tirar o café, mas para quem não percebe nada daquela máquina porque está habituada à Dimobilli (fazendo publicidade à Radio Popular), passo a expressão, é olhar como um burro para um palácio!

    Não foi, claramente, um evento bem organizado, e se a organização achar que sim, bem nesse caso, andamos todas redondamente enganadas!

    Beijinhos

    Renata e Mónica - Maremó & Puff

    ResponderEliminar
  17. Ovação de pé! :D
    Também já expressei a minha opinião no blog e acho que todas as que tivemos esta experiência o devíamos fazer para que situações destas não voltem a acontecer! Queriam fazer um evento para vips? Que o fizessem, mas que fossem transparentes e que não nos atirassem areia para os olhos. Agora convidar 170 e só acompanhar 10 parece-me um tremendo disparate.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

ES 728x90