Páginas

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Aromáticas Vivas


A publicação de hoje é sobre ervas aromáticas! Há uns anos atrás nos supermercados praticamente só se encontravam salsa, coentros, alecrim e pouco mais até que parece que as pessoas se começaram a interessar mais por temperar a comida com ervas aromáticas.

Cá por caso já há algum tempo que há sempre uns vasinhos de ervas aromáticas e o mais comum é ter sempre pelo menos um vaso de manjericão. Hortelã e Alecrim tenho dois tufos generosos plantados na varanda já há algum tempo. 

Desde o ano passado que além dos vasos pré-comprados no supermercado que tenho também semeado ervas aromáticas. Não é prático porque levam bastante tempo e cuidados a crescer mas porque é de certa forma divertido. Há algo de muito bom em ter ervas aromáticas em casa, então especialmente o manjericão perfuma o ar....




Para quem não está para estas andanças hoje em dia pode-se encontrar em qualquer supermercado vasos de aromáticas a um preço muito simpático que rondam 1€/1,50€. As Aromáticas Vivas são um exemplo disso e ainda por cima são produzidas em modo biológico, livres de herbicidas e pesticidas. Estão disponíveis na maioria das grandes superfícies comercias - Continente, Pingo Doce, Jumbo, Lidl, Minipreço, Intermarché, Aldi e E.lecrelc e oferecem uma vasta gama de aromáticas:

- Alecrim
- Cebolinho
- Coentros
- Erva Azeda
- Hortelã Pimenta
- Manjericão
- Mostarda (ou Mizuna)
- Orégãos
- Poejo
- Salsa
- Salvia
- Stevia 
- Tomilho
e pontualmente: cerefólio, estragão, manjerico, salva-ananás e sorrel dos bosques









A vantagem destas vasos é que podem ir colhendo conforme as vossas necessidades e nalguns casos elas voltam a nascer, como é o caso do manjericão e da salsa se apenas forem arrancando as folhinhas ao invés de cortarem o pé todo. Elas só precisam de uma boa luminosidade, com algum sol e serem regadas. Se as expuserem a sol directo durante muito tempo (na Primavera e Verão) elas acabam por espigar (ganham flor e acabam por morrer).

Para os ainda mais preguiçosos podem sempre optar pelas embalagens de ervas frescas já cortadas que é só abrir a embalagem e atirar para os cozinhados ou saladas! 

Quem por aqui é fã de aromáticas? Se quiserem saber mais sobre cada uma das ervas passem pelo Hortelã e Alecrim.

1 comentário:

  1. Ainda não vi esse do Sorrel.

    Eu tenho que ir é ao Cantinho, tenho que comprar equinácea :)

    ResponderEliminar

ES 728x90